sexta-feira, 9 de julho de 2010

Melhores momentos do Noviciado NJ


"Revesti-vos da armadura de Deus"

O demônio ao rebelar-se contra Deus, também se rebelou contra toda a criação de Deus. Satanás odeia a tudo e a todos (cf. Ap 12, 13-18). Ele não é senhor dos seus impulsos, é arrastado pelas suas paixões, mesmo que quisesse não poderia parar de atormentar o ser humano, imagem e semelhança de Deus.

Há duas formas da atividade demoníaca: ordinária (tentação) e a extraordinária (infestação e possessão). Parece-nos indispensável dar aqui os meios que temos para fazer face às investidas diabólicas. No entanto, nos deteremos no que diz respeito à tentação, pois todos já passamos por ela.

O homem não está desarmado na luta contra o poder das trevas. Ele dispõe de armas sobrenaturais e também naturais com que enfrentar as investidas diabólicas (cf. Ef 6, 10-18; Is 11, 4-5; Sb 5, 15-23). A oração, as boas obras, a vida espiritual é o que nos protege como uma armadura, uma couraça, dos ataques do Maligno (cf. Mt 6, 13; 26, 41).

1. A armadura do cristão

Aos que estiverem revestidos de Cristo são dadas as armas da luz para combaterem o demônio em nome de Jesus (cf. Rm 13,12). E quais são essas armas da luz?

• “Fortalecei-vos no Senhor”

Práticas religiosas e devocionais

o Oração e penitência

o Sacramentos e sacramentais

o Evitar toda superstição, refrear a vã curiosidade

Existe uma classe de pessoas que o demônio odeia mais que qualquer outra. A Igreja conta em seu cenário com cardeais, arcebispos, pastores de todo tipo, teólogos, pessoas dedicadas à caridade, missionários etc. Mas aqueles que o demônio mais odeia são os ascetas. Por quê? Ele sabe muito bem que a ascese é uma força poderosíssima, é a força da Cruz, e a força da cruz quebra sua influência neste mundo.



• “O cinto da verdade”

A primeira e mais sutil tática do demônio contra o cristão é aquela de fazer com que sua vida seja uma mentira viva. Foi o que ele fez com Eva, quando a levou a duvidar de Deus. O demônio é o pai da mentira (cf. Jo 8, 44).



• “Couraça da justiça”

Na Bíblia a justiça de alguém significa que aquela pessoa é alguém fiel a Deus, que pratica os mandamentos, cumpre perfeitamente a Lei – mesmo que para isso tenha que desobedecê-la (cf. Mt 1, 19; Sl 1). Ser justo é ser santo. Santidade é um atributo exclusivo de Deus, Ele é O Santo, no entanto, no Cristo, fomos nós santificados pelo seu sangue. O demônio foge de uma alma que brilha de santidade.



• “O escudo da fé”

Sem a fé o diabo nos vence facilmente, pois ele é muito mais inteligente que nós e contra ele não podemos fazer nada. A fé provoca medo nele e o faz tremer (cf. 1Jo 5, 4). Ele sabe que a fé em Jesus Cristo significa a sua destruição definitiva. No entanto, tomemos cuidado de não colocar nossa fé em nós mesmos, mas única e exclusivamente na pessoa de Jesus (cf. 2Tm 1, 12).



• “Capacete da salvação”

O capacete para o cristão é a convicção de que Jesus é o seu verdadeiro salvador. Muitos dizem isso, mas poucos o vivem. A verdadeira liberdade não depende apenas do arrependimento dos pecados, mas também de uma verdadeira e contínua conversão (cf. Mt 7, 21; Rm 10, 13).

• “A espada do Espírito”

O cristão ataca o demônio com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus o assusta sobremaneira e, às vezes, ele também a distorce para confundir, mas, finalmente, a Palavra se volta contra ele (cf. Mt 4, 1-11; Lc 4, 1-13). A Palavra é uma espada que destrói a obra de Satanás, porque é criadora e salvadora (Hb 4, 12a; Ap 19, 15).



2. Concluindo

Muitos crêem numa religiosidade mágica – uma oração, uma bênção – e tudo volta ao seu lugar. Entretanto, a armadura que São Paulo fala significa conversão, uma mentalidade nova a respeito dos valores humanos e cristãos, uma jornada contínua na direção de Cristo.

Não é o bastante você carregar uma medalha ou uma cruz pendurada no pescoço; e também não é o suficiente você parar com as visitas aos adivinhos e cartomantes. Isso é muito importante, mas acima de tudo, a renovação da mentalidade e do coração é ainda mais importante (cf. Rm 12, 2). A santidade é o que causa mais terror no demônio!