sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Jesus é o Senhor
(Serás inteiramente do Senhor teu Deus)

Dt 6, 4-5 (SHEMÁ):
O ato de fé do povo de Deus é um ato de obediência ao Senhor que o escolheu, gratuitamente por amor, dentre todos os povos para servi-Lo.
Obedecer, vem do latim ob audire que significa escutar, dar ouvidos. Nas Sagradas Escrituras, escutar não é uma atitude passiva, mas colocar em prática o que se ouve.
No versículo 4 está a maior afirmação do credo judaico: Deus é UM (ehad). Existe apenas um Deus e tudo aquilo que se coloca no lugar desse Deus é um falso deus, sendo uma idolatria.

O MALIGNO
As Sagradas Escrituras sempre deram testemunho de uma ação contrária à de Deus. Ao longo do tempo e evolução da Escritura e do pensamento do povo de Deus, fica claro que não é apenas uma “força” que atua contra Deus e os seus filhos, mas uma pessoa, que a Bíblia chama Satanás, (do hebraico satan) adversário ou delator.
O Catecismo da Igreja Católica afirma a existência desse ser pessoal que é inimigo de Deus e dos homens (Catec. 391 – 395; 2851). Negar a existência do Demônio é ir contra a Doutrina. Desde o início da história humana ele emprega-se em fazer o homem perecer (cf. Gn 3; Jo 8, 44; 1 Jo 3,8).

SUA AÇÃO
Sua ação consiste em deturpar as coisas boas e fazer passar por boas as que, na realidade, são más (cf. Is 5, 20).
É necessário renunciar a toda obra associada direta ou indiretamente ao Demônio. A Fé deve ser única e íntegra, todo sincretismo fere a pureza da fé (cf. Dt 18, 9-14; At 19, 18-20; Tg 4,4; Catec. 67b).

RENÚNCIA
É urgente a renúncia total e radical à Satanás para viver na liberdade de filhos de Deus (cf. Tg 4,7).
A renúncia a Satanás deve ser livre e consciente. É uma luta declarada contra o Mal e suas obras. A renúncia supõe declarar-se submisso inteiramente ao senhorio de Jesus. Só aquele que se coloca sob o senhorio de Cristo pode resistir ao Demônio e ser libertado do poder das trevas (cf Tg 4,7-10).
É apenas revestido do poder de Deus que se pode resistir a Satanás e declarar o senhorio de Jesus sobre si (cf. 1 Cor 12,3).

CONCLUSÃO
Nossa fé enfrenta, especialmente na atualidade, muitos obstáculos à sua vivência plena, no entanto, “Aquele que está em vós é maior do que o que está no mundo” (cf. 1 Jo 4,4).


[Adaptação feita por Ir. Franklins de Jesus Palavra-Hóstia, NJ (noviço), da apostila Seminário de Vida no Espírito Santo I da Editora RCC Brasil]