segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

João Paulo II: Esperados 2,5 milhões de fiéis na cerimónia

O Vaticano calcula que cerca de 2,5 milhões de pessoas vão acompanhar a cerimónia de beatificação do papa João Paulo II, programada para ocorrer no próximo dia 1 de Maio.

O número foi estimado hoje pelo cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Em declarações aos jornalistas, o religioso comentou que o processo de beatificação de Karol Wojtyla «foi muito rigoroso» e «cumprimos, sempre, as normas canónicas em vigor».

Martins comentou que o papa Bento XVI «nunca disse nada» sobre o processo de beatificação, «limitando-se a dispensar a exigência de abrir o processo após cinco anos da morte».

A beatificação de João Paulo II ocorrerá seis anos após a sua morte, a 2 de Abril de 2005. Para iniciar o processo de beatificação, Bento XVI contrariou o Código de Direito Canónico, que prevê uma espera de pelo menos cinco anos da morte.

A 13 de Maio de 2005, poucas semanas depois de ter sido eleito Papa, Joseph Ratzinger anunciou a sua decisão de consentir a abertura imediata da causa canónica de Karol Wojtyla.

Em relação à escolha da data para a cerimónia de beatificação, Martins disse que João Paulo II «era um Papa profundamente mariano, um grande devoto de Nossa Senhora de Fátima».

«Maio é o mês de Maria e das aparições de Fátima, que começaram dia 13. Wojtyla foi três vezes a Fátima e disse que o facto de não ter morrido no atentado contra ele é devido a Nossa Senhora de Fátima, que desviou o projéctil», disse o cardeal.

A 13 de Maio de 1981, João Paulo II foi vítima de um atentado na Praça São Pedro, no Vaticano, quando o turco Ali Agca disparou contra o Pontífice.