quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


           VERBUM DOMINI

·         VERBUM DOMINI é uma Exortação Pós-Sinodal.

·         SÍNODO: XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo Dos Bispos que se efetuou de 05 a 26 de Outubro de 2008.  A mesma tinha como tema: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

DESEJO DO SANTO PADRE COM ESTE DOCUMENTO:

“Portanto, exorto a todos os fiéis a redescobrirem o encontro pessoal e comunitário com CRISTO, verbo da vida, que se tornou visível, a fazerem-se seus anunciadores para que o dom da vida divina, a comunhão, se dilate cada vez mais pelo mundo inteiro. (p.5)

Não existe prioridade maior que esta: reabrir ao homem atual o acesso a Deus, Ele que nos fala e nos comunica o seu Amor para que tenhamos vida em abundância (cf. Jo 10,10)” (p. 5)

- “De fato, a igreja funda-se a Palavra de Deus, nasce e vive dela.

“... Se deve reconhecer Jesus Cristo como “o mediador e a plenitude de toda a Revelação” (Dv, 2). (p.7)

A REFERÊNCIA DA QUAL PARTIRAM AS REFLEXÕES DO SÍNODO:

“Foi o prólogo do Evangelho de João” (Jo 1,1-18).

“Jesus é a sabedoria de Deus encarnado, é a sua Palavra  eterna feito homem mortal” (p.11)

PARTE I:  VERBUM DEI

Ø  O DEUS QUE FALA

·         A novidade da revelação bíblica consiste no feito de Deus. Se dá a conhecer no diálogo, que deseja ter convosco.

·         Na Igreja, veneramos extremamente as Sagradas escrituras, apesar da fé cristã não ser uma “Religião do Livro”.

·         O Cristianismo é a religião da “Palavra de Deus”, não de “uma palavra escrita e muda, mas do verbo Encarnado e Vivo.

·         É necessário que os fiéis sejam bem mais formados, para identificar os seus diversos significados e compreender o seu sentido unitário.

·         Ao Jerônimo está firmemente convencido de que “não podemos chegar a compreender a Escritura, sem a ajuda do espírito Santo que a inspirou”.

·         Em ultima análise é a Tradição Viva da Igreja que nos faz compreender adequadamente a Sagrada escritura como palavra de Deus.

·         De fato, a Palavra de Deus dá-se a nós na Sagrada Escritura, enquanto testemunho inspiração da Revelação que, juntamente com a Tradição Viva da Igreja, constitui a regra suprema da Fé.



Ø  A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS QUE FALA

·          

·         Por meio do dom do seu amor, Ele (Deus), separando toda a distância, torna-nos verdadeiramente seus “parceiros”, de modo a realizar o mistério nupcial do Amor entre Cristo e a Igreja. Nesta perspectiva, todo o homem aparece como destinatário da Palavra, interpelado e chamado a entrar, por uma resposta livre, em tal diálogo de amor. Tal resposta é a fé, que é a adesão livre e consciente e esta revelação.

·         Com efeito, a Sagrada Escritura mostra-nos como o Pecado do homem é essencialmente desobediência e “não escuta”.



Ø  A HERMENÊUTICA DA SAGRADA ESCRITURA NA IGREJA



O que é Hermenêutica?

·         A interpretação da sagrada Escritura exige a participação dos Exegetas em toda a vida e em toda a Fé da comunidade crente do seu tempo.

·         É preciso que os Exegetas os Teólogos e todo o Povo de Deus se abrirem a dela por aquilo que realmente é: como palavra de Deus que se  nos comunica através de palavra humanas.

·         Uma autêntica interpretação da Bíblia deve estar sempre em harmônica concordância com a Fé da Igreja Católica.

·         No seu trabalho de interpretação, os exegetas católicos, jamais devem esquecer que interpretam a palavra de Deus.  A sua tarefa não termina depois, que distinguiram as fontes, definiram as formas ou explicaram os processos literários. O objetivo de seu trabalho só está alcançado quando tiverem esclarecido o significado do texto bíblico como Palavra atual de Deus.



II PARTE: VERBUM IN ECCLESIA



Ø  A PALAVRA DE DEUS E A IGREJA

·         Desde as origens, a Palavra de Deus tem a ver conosco e a criação foi desejada numa relação de familiaridade com a vida divina.

·         A Igreja é uma comunidade que escuta e anuncia a palavra de Deus.



Ø  LITURGIA LUGAR PRIVILEGIADO DA PALAVRA DE DEUS



·         A Liturgia Sagrada constitui, efetivamente, o âmbito privilegiado onde Deus nos fala no momento presente da nossa vida: fala hoje ao seu povo, que escuta e responde cada ação litúrgica, está por natureza, impregnada da Sagrada Família.

·         Exorto aos Pastores da Igreja e os Agentes Pastorais a fazer com que todos os fiéis sejam educados para saborear o sentido profundo da Palavra de Deus que está distribuído ao longo do ano na liturgia.

·         É preciso que os pregadores tenham familiaridade e contato assíduo com o texto sagrado.





Ø  A PALAVRA DE DEUS NA VIDA ECLESIAL



·         O Sínodo dos Bispos afirmou várias vezes a importância da pastoral nas comunidades cristãs como âmbito apropriado onde percorrer um itinerário pessoal e relativo  Palavra de Deus, de modo que esteja verdadeiramente no fundamento da  vida espiritual.

III PARTE: VERBUM MUNDO



Ø  A missão da Igreja: anunciar a Palavra de Deus ao mundo



  • Jesus Cristo é a Palavra definitiva e eficaz que saiu do Pai e voltou a Ele, realizando perfeitamente no mundo a sua vontade.
  • Na sua essência, a Igreja é missionária. Por conseguinte, a missão da Igreja não pode ser considerada como realidade facultativa ou suplementar da vida eclesial.
  • A missão de anunciar a Palavra de Deus é um dever de todos os discípulos de Jesus Cristo, em conseqüência do seu batismo.
  • Antes de mais nada, é importante que cada modalidade de anúncio tenha presente a relação intrínseca entre comunicação da Palavra de Deus e testemunho cristão; disso depende a própria credibilidade do anúncio.
  • O fato do anúncio da Palavra de Deus requerer testemunho da própria vida é um dado bem presente na consciência cristã desde as suas origens.



Ø  Palavra de Deus e compromisso no mundo



  • É a própria Palavra de Deus que nos recorda a necessidade do nosso compromisso no mundo e a nossa responsabilidade diante de Cristo, Senhor da História. Quando anunciamos o Evangelho, exortamo-nos reciprocamente a cumprir o bem e empenhar-nos pela justiça, pela reconciliação e pela paz.
  • A própria Palavra de Deus denuncia, sem ambigüidade, as injustiças e promove a solidariedade e igualdade.
  • Compete sobretudo aos fiéis leigos formados na escola do Evangelho intervir na ação social e política.
  • Quero uma vez mais reafirmar que a religião nunca pode justificar a intolerância ou as guerras. Não se pode usar de violência em nome de Deus! Toda a religião devia impelir para um uso correto da razão e promover valores éticos que edifiquem a convivência civil.
  • Que todos os fiéis compreendam a necessidade de traduzir em gestos de amor a palavra escutada, porque só assim se torna credível o anúncio do Evangelho, apesar das fragilidades humanas que marcam as pessoas.
  • Devemos ajudar os jovens a ganharem confidência e familiaridade com a Sagrada Escritura, para que seja uma bússola que indica a estrada a seguir.
  • Queridos jovens, não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, e dá tudo.
  • Os primeiros que têm direito ao anúncio do Evangelho são precisamente os pobres, necessitados não só de pão mas também de palavras de vida.
  • O compromisso no mundo requerido pela Palavra divina impele-nos a ver com olhos novos todo o universo criado por Deus e que traz em si os vestígios do Verbo, por Quem tudo foi feito (cf. Jo 1,2).
  • O homem precisa de ser novamente educado para se maravilhar, reconhecendo a verdadeira beleza que se manifesta nas coisas criadas.



Ø  Palavra de Deus e culturas



  • Deus não Se revela ao homem abstratamente, mas assumindo linguagens, imagens e expressões ligadas às diversas culturas.
  • Quero reafirmar a todos os agentes culturais que nada têm a temer da sua abertura à Palavra de Deus, que nunca destrói a verdadeira cultura, mas constitui um estímulo constante para a busca de expressões humanas cada vez mais significativas.
  • Um âmbito particular do encontro entre Palavra de Deus e culturas é o da escola e da universidade.
  • A grande tradição do Oriente e do Ocidente sempre estimou as manifestações artísticas inspiradas na Sagrada Escritura, como, por exemplo, as artes figurativas e a arquitetura, a literatura e a música. Penso que também na antiga linguagem expressa pelos ícones que, partindo da tradição oriental, aos poucos se foi espalhando por todo o mundo.
  • Ligada à relação entre Palavra de Deus e culturas está também a importância da utilização cuidadosa e inteligente dos meios, antigos e novos, de comunicação social.
  • Para além da forma escrita, a Palavra divina deve ressoar também através das outras formas de comunicação.
  • Há que reconhecer hoje um papel crescente à internet, que constitui um novo fórum onde ressoar o Evangelho, na certeza, porém, de que o mundo virtual nunca poderá substituir o mundo real e que a evangelização só poderá usufruir da virtualidade oferecida pelos novos meios de comunicação para instaurar relações significativas, se se chegar ao encontro pessoal que permanece insubstituível.
  • A inculturação não deve ser confundida com processos de adaptação superficial, nem mesmo com a amálgama sincretista que dilui a originalidade do Evangelho para o tornar mais facilmente aceitável. O autêntico paradigma da inculturação é a própria encarnação do Verbo.



Ø  Palavra de Deus e diálogo inter-religioso



  • A Igreja reconhece como parte essencial do anúncio da Palavra o encontro, o diálogo e a colaboração com todos os homens de boa vontade, particularmente com as pessoas pertencentes às diversas tradições religiosas da humanidade, evitando formas de sincretismo e de relativismo.
  • Dentre as diversas religiões, a Igreja olha com estima os muçulmanos.
  • Desejo manifestar o respeito da Igreja pelas antigas religiões e tradições espirituais de vários continentes; contêm valores que podem favorecer muito a compreensão entre as pessoas e os povos.
  • Recordamos igualmente a necessidade de que seja efetivamente assegurada a todos os crentes a liberdade de professar, privada e publicamente, a sua própria religião, e também a liberdade de consciência. Tal respeito e diálogo favorecem a paz e a harmonia entre os povos.

Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 30 de Setembro – memória de São Jerônimo – de 2010, sexto ano de Pontificado. BENEDICTUS PP. XVI (Papa Bento XVI).

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MARIA, MÃE DE DEUS

"Maria: a mulher que acolheu Jesus em si e o deu à luz para toda a a família humana"


A homilia de Bento XVI no primeiro dia do ano

CIDADE DO VATICANO, domingo, 01 de janeiro de 2012(ZENIT.org) - Apresentamos a Homilia do Santo Padre Bento XVI, proclamada neste primeiro domingo de 2012, na Basílica de São Pedro, durante a Missa da Solenidade de Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz.
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No primeiro dia do ano, a liturgia faz ressoar em toda a Igreja espalhada pelo mundo, uma antiga benção sacerdotal, que escutamos na primeira leitura. “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer para ti a sua face e te dê a graça. O Senhor volte para ti o seu rosto e te conceda a paz” (Nm 6, 24-26). Essa benção foi confiada por Deus através de Moisés, a Araão e aos seus filhos, isto é, aos sacerdotes do povo de Israel. È um triplice desejo pleno de paz, que promana da repetição do nome de Deus, do Senhor e da imagem do seu rosto. De fato, para sermos abençoados precisamos estar na presença de Deus, receber sobre nós o seu Nome e permanecer no raio de luz que parte do seu rosto, no espaço iluminado pelo seu olhar, que difunde graça e paz.
Essa é a experiência feita pelos pastores de Belém, que aparecem ainda no Evangelho de hoje. Eles fizeram a experiência de estar na presença de Deus e da sua benção, não na sala de um majestoso palácio, na presença de um grande soberano, mas sim em um estábulo, diante de um menino colocado em uma manjedoura. Exatamente daquele Menino irradia uma nova luz, que resplandece no escuro da noite, como podemos ver em tantas pinturas que reproduzem a natividade de Cristo. É dEle que vem a benção: do seu nome – Jesus, que significa 'Deus Salva' - e do seu rosto humano, no qual Deus, o Onipotente Senhor do céu e da terra quis encarnar-se, esconder a sua glória sob o véu da nossa carne, para revelar-nos plenamente a sua bondade

A primeira a ser preenchida por essa benção foi Maria, a Virgem, esposa de José, que Deus escolheu desde o primeiro instante da sua existência para ser a mãe do seu Filho feito homem. Ela é a bendita entre as mulheres (Lc 1,42) – como a saúda Santa isabel. Toda a sua vida está na luz do Senhor, no raio da ação do nome e do rosto de Deus encarnado em Jesus, o fruto bendito do seu ventre. Assim a apresenta o Evangelho de Lucas: toda disposta a guardar e meditar no seu coração todas as coisas referentes ao seu filho Jesus (cfr Lc 2, 19.51). O mistério da sua divina maternidade, que hoje celebramos, contém em medida superabundante aquele dom da graça que toda maternidade humana traz em si, tanto que a fecundidade do ventre sempre foi associada à benção de Deus. A Mãe de Deus é a primeira abençoada e é Ela que traz a benção, é a mulher que acolheu Jesus em si e o deu à luz para toda a a família humana. Como reza a Liturgia: “sempre intacta na sua glória virginal, irradiou sobre o mundo a luz eterna, Jesus Cristo nosso Senhor” (Prefácio da Beata Virgem maria 1)
Maria é mãe e modelo da Igreja, que acolhe na fé a divina Palavra e se oferece a Deus como “terra boa” na qual Ele pode continuar a cumprir o seu mistério de salvação. Também a Igreja participa ao mistério da divina maternidade mediante a pregação, que espalha no mundo a semente do Evangelho e mediante os Sacramentos que comunicam aos homem a graça e a vida divina. Em particular no sacramento do Batismo, a Igreja vive essa maternidade, quando gera os filhos de Deus da água e do Espírito Santo, o qual em cada um exclama: “Abbá! Pai! (Gal 4,6). Como Maria, a Igreja é mediadora da benção de Deus para o mundo: a recebe acolhendo Jesus e a transmite levando Jesus. É Ele a misericórdia e a paz que o mundo por si não pode dar-se e da qual tem necessidade sempre, como ou mais que o pão.
Caros amigos, a paz, no seu sentido pleno e mais alto é a soma e a síntese de todas as bençãos. Por isto, quando duas pessoas amigas se encontram, se saúdam desejando reciprocamente a paz. Também a Igreja, no primeiro dia do ano invoca de modo especial esse bem supremo e o faz, como a Virgem Maria, mostrando a todos Jesus, porque como afirma o apóstolo Paulo, “Ele é a nossa paz” (Ef 2, 14) e ao mesmo tempo é a via através da qual os homens e os povos podem alcançar essa meta, a qual todos aspiramos. Levando, portanto, no coração este profundo desejo, tenho o prazer de acolher e saudar todos vocês, que no dia em que se celebra a XLV Jornada Mundial da Paz vieram à Basílica de São Pedro: os Senhor Cardeais, os embaixadores de tantos países amigos, que mais que nunca nesta ocasião, partilham comigo e com a Santa Sé a vontade de renovar o empenho pela promoção da paz no mundo; O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, que com o secretário e os colaboradores trabalham em modo especial por esta finalidade; os outros prelados e autoridades presentes; os representantes de Associações e Movimentos eclesiais e todos vós, irmãos e irmãs, em particular aqueles que entre vós trabalham no campo da educação dos jovens. De fato – como sabeis – a prospectiva educativa é aquela que enfatizei na minha mensagem deste ano.
“Educar os jovens à justiça e à paz” é objetivo que compreende todas as gerações, e graças a Deus, a família humana, depois das tragédias das duas grandes guerras mundiais, mostrou-se cada vez mais consciente, como atestam, de uma parte, declarações de iniciativas internacionais, e de outra, a afirmação dos próprios jovens, nas últimas décadas, de tantas e diversas formas de empenho social neste campo. Para a comunidade eclesial educar à paz faz parte da missão recebida de Cristo, faz parte integrante da evangelização porque o Evangelho de Cristo também é Evangelho de Justiça e Paz. Mas a Igreja, nos últimos tempos, se fez intérprete de uma exigência que envolve todas as consciências mais sensíveis e responsáveis pelo futuro da humanidade: a exigência de responder a um desafio decisivo que é o desafio educativo. Por que “desafio”? Pelo menos por dois motivos: em primeiro lugar, porque na era atual, fortemente caracterizada pela mentalidade tecnológica, querer educar e não somente instruir é uma escolha; em segundo lugar, porque a cultura relativista coloca uma questão radical: tem sentido ainda educar? Educar para quê?
Naturalmente não podemos ir de encontro a essas questões a fundo, as quais procurei responder em outras ocasiões. Gostaria ao invés disso, destacar que, diante das sombras que hoje obscuram o horizonte no mundo, assumir a responsabilidade de educar os jovens à consciência da verdade, aos valores fundamentais da existência, às virtudes intelectuais, teologais e morais, significa olhar para a futuro com esperança. Nesse empenho por uma educação integral, entra também a formação à justiça e à paz. Os rapazes e moças de hoje crescem em um mundo que se tornou, por assim dizer, mais pequeno, onde os contatos entre as diferentes culturas e tradições, mesmo que muitas vezes não de forma direta, são constantes. Para eles, hoje, mais que nunca, é indispensável aprender o valor e o método da convivência pacífica, do respeito recíproco, do diálogo e da compreensão. Os jovens são por natureza abertos a essas atitudes, mas exatamente a realidade social na qual crescem podem levá-los a pensar e a agir em modo oposto, de modo intolerante e violento.
Somente uma sólida educação da consciência deles pode coloca-los à parte desses riscos e torná-los capazes de lutar sempre e contando somente com a força da verdade e do bem. Essa educação parte da família e se desenvolve na escola e nas outras experiências formativas. Se trata essencialmente de ajudar as crianças, os jovens, os adolescentes, a desenvolver uma personalidade que una um profundo sentido de justiça com o respeito do outro, com a capacidade de enfrentar os conflitos sem prepotência, com a força interior de testemunhar o bem também quando custa sacrifício, com o perdão e a reconciliação. Assim poderão tornar homens e mulheres verdadeiramente pacíficos e construtores da paz.
Nesta obra educativa voltada para as novas gerações, uma responsabilidade particular cabe também às comunidades religiosas. Todo itinerário de autêntica formação religiosa acompanha a pessoa, desde os primeiros anos de idade, a conhecer Deus, a amar e a fazer a sua vontade. Deus é amor, é justo e pacífico, e quem quer honrá-lo deve antes de mais nada comportar-se como um filho que segue o exemplo do Pai. Um Salmo afirma: “O Senhor cumpre coisas justas, defende os direitos de todos os oprimidos...Misericordioso e piedoso é o Senhor, lento para a ira e grande no amor” (Sal 103, 6.8). Em Deus justiça e misericórdia convivem perfeitamente, como Jesus nos demonstrou com o testemunho da sua vida. Em Jesus 'amor e verdade' se encontraram, 'justiça e paz' se uniram (cfr Sal 85, 12.13). Deus nos falou no seu Filho Jesus. Escutamos o que diz Deus: 'Ele anuncia a paz' (Sal 85,9). Jesus é uma via praticável, aberta a todos. É a via da paz. Hoje a Virgem Maria nos indica isso, nos mostra a Via: a sigamos! E vós, santa Mãe de Deus, acompanha-nos com a vossa proteção. Amém.
(CN Notícias)