O que é o Noviciado Nova Jerusalém

O Código de Direito Canônico (CDC - cânon 646) define o noviciado como o início da vida no instituto, tanto no ponto de vista cronológico quanto do ponto de vista educativo, uma vez que é no seio da família religiosa concreta na qual ingressam os candidatos e na qual se educam e se formam progressivamente, conforme o carisma peculiar do instituto. “O noviciado destina-se a que os noviços conheçam melhor a sua vocação divina, a vocação própria da Nova Jerusalém e a sua própria idoneidade e capacidade” (Const. NJ § 69).

Tendo em vista tal definição e objetivos que possuem os noviciados o noviciado do Instituto Religioso Nova Jerusalém não é diferente. Aqui é onde fazemos nossa experiência inicial de vivência do carisma jerosolomita, onde recebemos nossa formação inicial. Além da formação conteudal, que abrange todos os aspectos da vida do noviço (espiritual, doutrinal, humana e bíblica), temos ainda uma vida de oração e trabalho, próprios do nosso instituto. O noviciado, enquanto lugar, é uma casa dentro de outra casa, ou melhor, um mosteirinho dentro do mosteiro, porém com vida própria cujo principal responsável é o Mestre. O trabalho específico nosso no noviciado masculino é a confecção de ícones.


"E que haja a maior preocupação em verificar se o candidato procura verdadeiramente a Deus: se ele se empenha com serenidade na execução do Ofício Divino, no seguimento da obediência e na aceitação da provação." (S. Bento: Regra 58,7)

2 comentários:

  1. Saludos quiero contactar con ustedes este es mi correo ellider192@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Saludos quiero contactar con ustedes este es mi correo ellider192@gmail.com

    ResponderExcluir