quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Espiritualidade do Serviço


           Para fazer uma reflexão a respeito do que significa ser membro de um ministério, tomemos a seguinte perícope paulina: Rm 12, 1-13.
 
I – Oferta a Deus (vv. 1-2)
II – Humildade (v. 3)
III – Unidade/Caridade (vv. 4-13)

ש      Oferta a Deus
Antes de tudo para uma verdadeira vivência e atuação em um ministério, é preciso ter a clara consciêcia de que somos chamados, escolhidos, por Deus. Não fomos nós que escolhemos o ministério que gostaríamos de servir, mas o próprio Deus se encarrega de nos chamar e capacitar-nos para o seu exercício (cf. Jo 15, 16).
Servir em um ministério é sempre estar a serviço da Palavra, ser canais de conversão. O ministério é lugar de conversão e não autopromoção, nós somos servos e não estrelas (cf. Mt 20, 25-25; Jo 13, 13-15). O nosso objetivo é evangelizar e não fazer show ou grandes eventos.

ש      Humildade
A humildade é o conhecimento de quem verdadeiramente eu sou: minhas potencialidades e limitações. É não ser o centro da própria existência nem de qualquer outro. É Caminhar aprendendo com o outro e contribuir para que o outro cresca, com a certeza de sempre estar debaixo do olhar de Deus, que me ama exatamente como sou.
Como ministros, precisamos buscar sempre aperfeiçoar-nos nos talentos que Deus nos concedeu (cf. Mt 25, 14-30), no entanto, nunca descuidar do excencial, isto é, a unção de Deus (cf. Lc 10,38-42). Devemos ter a consciência que não somos insubstituíveis no ministério e alegrar-nos quando o Senhor manda alguém que faz o que temos a capacidade de fazer.

ש      Unidade/Caridade
Todo dom que o Senhor nos dá é para ser empregado em favor da Igreja (1Cor 12, 7; Catec. 799; 951). Para que a unidade seja preservada é necessário que haja obediência aos coordenadores (1Cor 14, 32-33.37-38). Apenas a perseverança na caridade vai sustentar o seu ministério, pois exatamente como o próprio nome indica,é serviço, e não status.
Diante de tudo o que refletimos, podemos abstrair algumas atitudes que o ministro poderia tomar para obter êxito em seu serviço: disponibilidade, fervor, alegria, atenção às nescessidades do outro e vida de oração (cf. Rm 12, 11-13).


[Elaborado por Ir Franklins Marques Torres, NJ (noviço).]